sábado, 28 de agosto de 2010

Os Verdadeiros Adoradores


Verdadeiros Adoradores


Leia Apocalipse 14:6-12. Vamos identificar 3 características que Deus nos mostra de um verdadeiro adorador. Será que temos as 3? Vamos analisar.Vemos que este texto nos revela dois grupos de adoradores. Não é nosso interesse perscrutar sobre os profundos significados teológicos das três mensagens angélicas, mas extrair delas princípios bíblicos sobre adoração.A primeira característica é a mais importante de todas, pois todas outras características resultam dela. Ela se encontra no verso 6, onde os verdadeiros adoradores, ali representados por um anjo ou mensageiro, têm o “evangelho eterno” para proclamar ao mundo. Mas o que vem a ser um “evangelho eterno”?Para descobrir a resposta, leia Romanos 1:16; I Coríntios 1:17,18; 2:2. O evangelho é o poder de Deus para nos salvar de pecar, e da condenação do pecado. Pois o evangelho é Cristo, e este crucificado.A palavra evangelho significa: Boas Novas, ou Boas Notícias. A boa notícia de hoje é: que eu e você podemos ser perdoados dos nossos pecados, e viver uma vida de santificação. Ser lavados, restaurados, nascer de novo e começar do zero, como se não existisse o passado. Graças a Jesus Cristo, que morreu por nós na cruz. A boa nova é Cristo Jesus. Nada que podemos fazer pode nos salvar da condenação do pecado, e nem nos livrar de pecar, mas unicamente Cristo Jesus.É nosso dever estar tão intimamente ligados a Cristo, como o ramo é com a videira; pois só assim, receberemos a seiva, que é o poder de Deus mediante o Espírito Santo, para nos salvar e nos fazer dar bons frutos. Leia João 15:4,5,7.

Veremos algumas sentenças dos Escritos Inspirados:

"Far-nos-ia bem passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Jesus. Deveremos tomá-la ponto por ponto, e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente as finais. Ao meditar assim em seu grande sacrifício por nós, nossa confiança nele será mais constante, nosso amor vivificado, e seremos mais profundamente imbuídos de seu Espírito. Se queremos ser salvos afinal, teremos de aprender aos pés da cruz a lição de arrependimento e humilhação." (O Desejado de Todas as Nações, p. 74).

"Se nossos olhos estiverem fixos em Jesus, veremos um compassivo Redentor e havemos de receber luz de seu semblante... e haverá alegria, pois há calma e santa confiança em Deus." (O Desejado de Todas as Nações, p. 144).

"A luz que irradia da cruz revela o amor de Deus. Seu amor nos atrai a Ele mesmo. Se não resistirmos a essa atração, seremos levados ao pé da cruz em arrependimento pelos pecados que crucificaram o Salvador. Então o Espírito de Deus mediante a fé, produz uma nova vida na alma. Os pensamentos e desejos são postos em obediência a vontade de Cristo... Então a lei de Deus é escrita na mente e no coração e podemos dizer com Cristo: Deleito-me em fazer a tua vontade ó Deus meu." (O Desejado de Todas as Nações, p. 165).

Quanto tempo você passa com Jesus? Quantos minutos ou horas do seu dia você passa olhando firmemente para sua cruz? Sua vida é uma vida de constante oração, comunhão, e intimidade com Cristo? Ou você só tem um tempinho para Ele no momento em que acorda, ou antes de dormir, e às vezes nem isso? Às vezes, Cristo acaba se tornando um tipo de obrigação; mas não deve ser assim. Jesus é vida! E sem Ele a vida não existe.

Lembre-se! A principal característica de um verdadeiro adorador é o “evangelho esterno”, e o evangelho é Cristo, e este crucificado.

As outras características de um verdadeiro adorador são, na verdade, resultados de se ter a primeira, que é o evangelho eterno. Encontramos a segunda e a terceira no verso 12 de Apocalipse 14. São elas:

  • Obediência aos mandamentos
  • A fé em Jesus Cristo

A maior dificuldade do povo de Israel era guardar os mandamentos de Deus (veja Ezequiel 5:6). E essa também é a nossa dificuldade; pois somos carnais, e em nos não há bem algum (Romanos 7:14-18). Somente aquele que tem a Cristo, o evangelho eterno, é capaz de nascer de novo. (veja II Coríntios 5:17). Quando vivemos uma vida de inteira entrega a Cristo, quando deixamos Jesus entrar no nosso coração, quando vivemos em constante comunhão e intimidade com Jesus, Ele escreve Suas leis no nosso coração e nossa vida será de contínua obediência, mediante a operação do Espírito Santo. De acordo com Hebreus 8:10, Jesus é a nova aliança, e Ele quer nos levar a um lugar de obediência, Ele quer fazer de nós verdadeiros adoradores. Você aceita? Eu já aceitei.

Agora nos resta a fé. Vamos ver alguns textos bíblicos em relação à fé. Leia Hebreus 11:1,6; Mateus 21:21,22; Romanos 10:17; I Coríntios 12:9; 13:2; Gálatas 5:6. Quando a Bíblia fala de fé, nos fala sobre crer em algo que ainda não vimos acontecer. Mas hoje nas igrejas, há uma falsa fé. Melhor dizendo, há uma presunção, disfarçada de fé. Fé não é pensar fortemente positivo, não se compra, não se exercita, não é algo de um culto ou reunião especial. A fé é um dom do Espírito Santo (veja I Coríntios 12:9).

Vimos que a terceira característica do verdadeiro adorador é “ter fé em Jesus Cristo”. Mas para ter fé ou confiança em alguém, você deve ao menos conhecer a pessoa, mesmo que você não a veja.

Certa vez Jesus disse: “Examinais as escrituras... são elas mesmas que testificam de Mim” (João 5:39). Este texto nos leva a concluir que a Bíblia é a revelação de Jesus Cristo.

Quando a Bíblia fala que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17), na realidade está dizendo que a fé só vem através de conhecer Jesus mediante as Escrituras Sagradas. Quando me disponho a conhecer Jesus pela leitura diária de Sua Palavra, uma busca constante de Cristo mediante as Escrituras, o Espírito Santo vem e me enche de fé. E a cada dia minha porção de fé aumenta na medida em que mais conheço a Jesus através das Sagradas Letras.A tua fé é o termômetro, que mede o quanto você conhece a Jesus. A fé verdadeira provém de um coração que realmente ama a Cristo, é o que diz I Coríntios 13:2. Se tua fé não é fruto do teu amor por Cristo e pelo próximo, então a tua fé não passa de presunção.Como está tua fé? Ela transpõe montanhas? Eu convido a você a começar hoje sem demora uma busca grandiosa de Cristo Jesus. Contemple a Cristo, e tua vida vai ser transformada “de glória em glória” (II Coríntios 3:18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário